Dica Para Receber Bem Hóspedes em Casa

11/29/2011

Assim como vocês também sou seguidora de blogs e um dos blogs que eu gosto é o Ambiente Vistoriado. E há alguns dias atrás a Manu (dona do blog), colocou um poste com dicas para receber hóspedes em casa e eu ADOREI, Então resolvi transcrever para vocês.



Eu adoro receber convidados e pessoas queridas na minha casa, quando sei que terei hóspedes me preocupo com os mínimos detalhes, desde a acomodação, mimos, roteiro de viagem, copia da chave, enfim, quero que meu hóspede sinta-se acolhido na minha casa.  E hoje estou recebendo uma pessoa muito especial no meu ap aqui em DC, minha irmã. Ela chegou hoje do Brasil e vai ficar três semanas comigo.  É a primeira vez dela nos estados unidos, então quero que seja bem especial.
Em todas as minhas andanças por ai, já fui hóspede várias vezes e todos esses anos morando fora da casa dos meus pais, aprendi que receber é uma arte, é muito importante proporcionar um ambiente agradável, acolhedor e confortável.
Eu sei que tem muitas pessoas que tem dúvidas de como receber bem hóspedes, seja eles familiares, amigos ou até desconhecidos (você pode hospedar um amigo do amigo, ou o primo daquela sua colega de escola, ou quem sabe alguém do projeto couch surfing). Portanto, selecionei algumas dicas básicas, pequenos detalhes que eu considero importante de como receber bem os hóspedes em casa.


Preparando tudo:


<3 Independente onde seus hóspedes vão ficar, se é no quarto de visitas, um sofá-cama, ou em um colchão na sala, já deixe tudo arrumado antes do hóspede chegar. Limpe o ambiente, arrume a cama com lençóis, deixe um joguinho de toalhas.  Nada como deitar numa cama limpinha e cherosa depois de um dia cansativo de viagem.
<3 Se os hóspedes vão ficar alguns dias, disponibilize um espaço no armário ou gavetas.
<3 Se possível providencie uma luminária próxima a cama, ou um abajour. Lembre-se que ele não conhece bem a sua casa e achar o interruptor no escuro não é fácil.


Durante a hospedagem:


<3 Ofereça um almoço ou jantar de boas vindas. Muitas vezes nossos hóspedes são pessoas que não vemos há muito tempo, então sempre é ótimo fazer eles se sentirem acolhidos, bater um papo pra saber as novidades. Mas claro, que você deve tentar saber os hábitos alimentares dos seus hóspedes pra não oferecer nada inapropriado, ou se ele é alérgico há algum tipo de comida.
<3 Deixe em algum lugar visível um papel com o endereço e telefone da casa, a senha internet, telefones de emergência, e o contato de algum taxista de confiança.
<3 Deixe sempre disponível frutas, biscoitos ou alguma coisa pra lanchinhos rápidos. Ensine onde ficam as coisas na sua casa, como se faz café, onde encontrar os talheres, pratos e coisas básicas caso o seu hóspede queira cozinhar.
<3 Mostre como funcionam os equipamentos básicos (TV, microondas, despertador). E, delicadamente, estabeleça as regras da casa. Isso inclui detalhes como não fumar, onde colocar as toalhas molhadas, se pode ou não entrar usando sapatos, horários das refeições.
<3 Faça uma programação dos passeio e lugares turísticos. Mas cuidado pra não montar uma programação tão intensa, que seu hóspede não consigam relaxar.
<3 Explique como funciona a sua rotina. Se você dorme cedo ou gosta de acordar tarde. Se você precisa de silencio pra se concentrar em algum trabalho ou mesmo, não se esqueça de comentar que todo dia às 8 da noite você tem que assistir aquela novela imperdível. Boas regras de convivências estabelecidas, amizades para sempre!


Os mimos


<3 Providencie algumas revistas de programação da cidade ou guias turísticos e mapas da cidade.
<3 Deixe sobre o travesseiro um chocolate especial com uma notinha de boas vindas
<3 Se possível consiga para seus hóspedes um chinelo confortável ou pantufa
<3 Decore a casa com flores, preste atenção na arrumação e na iluminação do ambiente;
<3 Coloque no banheiro uma cestinha com fio dental, enxaguante bucal, creme hidratante, lenços umedecidos, cotonetes, farmacinha básica (com band AID, remédio pra dor de cabeça, cólica), bloquinho de anotações e caneta.
<3 Se possível entregue uma cópia das chaves, assim os seus hóspedes tem mais liberdade para ir e vir.
<3 Faca um kit boas vindas. Quando fiquei hospedada na casa de uma amiga na Itália, no primeiro dia ela me deu uma cestinha com miniaturas de produtos pro dia a dia (como hidratante, protetor, sabonete, shampoo, entre outros mimos) Eu adorei a idéia e sempre que recebo um novo hóspede procuro fazer um kitizinho de boas vidas. Eis um exemplo do kit que fiz pra minha irmãzinha =)




Lembre-se: Pequenas atitudes carinhosas demonstram o quanto seus hóspedes são especiais, portanto não economize nas gentilezas. E como diz a Claudia Matarazzo "Hóspede é como uísque: dá dor de cabeça se é ruim e deixa alegre quando é bom”.


E ai? Vocês gostaram?
Segue lá o Blog Ambiente Vistoriado vocês vão adorar!


Até a próxima!

5 comentários

  1. ótimas dicas.Hospitalidade é uma virtude.

    ResponderExcluir
  2. que legal as dicas! adorei! O bom é nao economizar mesmo nas gentilezas! :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o kit presentinho..rs..e esse tapetinho eu tenho \o/...rsrs

    Beijos
    Rafa Zelenski

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, vou colocar nos meus favoritos. Pena que as cores no fundo dificulte a leitura.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!