...

12/10/2012

As pessoas são como as estações 
Dê uma resposta diferente, ame primeiro! 

Assombra-me o frio que entra pela janela do quarto no início do dia. Ponho a mão para fora dela para ver como me vestir. Roupa de verão ou de inverno? Dúvida necessária que não define a estação da primavera, mas marca o desconcerto do tempo causado pelo homem que não cuidou como deveria do que é seu. 
Mesmo assim, os campos se revestem de verde e as flores - personagens principais da estação - com balanço do vento, fazem reverência ao seu Criador e às criaturas. Elas são sinais visíveis, na natureza, de que chegamos ao fim de um tempo e inauguramos o começo de outro. Tempo das surpresas de Deus. 
As pessoas são como as estações do ano. Você já deve ter provado cada uma delas: são primaveras, carregadas de surpresas na alma; são verões, detentoras de códigos que dão livre acesso ao interior de si mesmas; são outonos, marcadas pela passagem do tempo que não passa sem recolher as folhas da tristeza; são invernos que não se permitem passar pela porta da história sem esquentar corações. 
Não sei como você está vivendo a primavera. Os poetas me fascinam, quando sugam dos detalhes da vida os verbos mais fortes, os predicados mais completos e os sujeitos mais ocultos. 
De fato, o homem é um ser cheio de expectativas. O verde dos campos que a primavera nos traz é lindo, mas o verde das montanhas também, mesmo que não nos deixem ver do outro lado os rios de novidades trazidos pelo verão. 
Às vezes, pela expectativa do futuro, esquecemos de viver o presente. A alegria mora aqui, nas cores e nos sabores. Amar gratuitamente é o segredo para os corações apaixonados pela vida e seus detalhes. 
Somos culpados? Não! Marcados. Fomos marcados pela frustração em esperar do outro aquilo que, no momento ele não pode dar, mas dando, quando ele não pode ficar, ficando, quando ele não quer dizer, dizendo. Ele oferece aquilo que é a flor da sua primavera, muitas vezes flor silvestre que não deixa de revelar o seu encanto. 
A decepção com o outro muitas vezes antecipa o verão daí, viver a primavera parece não ter mais o mesmo sabor. Nos camuflamos de ódio e agressividade, para não mostrar para o outro que somos fracos. 
Padre Fábio de Melo diz: "É por isso que o amor de Deus é redentor. Nele não existem expectativas, mas prevalece a serena espera, própria de quem sabe amar". Não crie expectativas nas pessoas, além daquelas que elas podem lhe oferecer e que estão na mala de suas vidas, a sua história. 
Dê uma resposta diferente, que não se prenda à vergonha de amar do jeito que o ser amado gostaria. Ame você primeiro, atinja as expectativas primeiro. Quando amamos primeiro desconcertamos corações e consertamos histórias. 
Imagine só: perdoar quando é você que deve dar o perdão, não desistir das pessoas quando tantos já desistiram de você, se permitir ficar, recolher lágrimas, antes que elas toquem o chão, acolher sorrisos antes que eles se apaguem. Mas, se não conseguir da primeira vez, tente novamente. Escrevo isso experimentado. 
A primavera é assim: saborear o que ela tem para oferecer, sem abreviá-la. Pois um dia, ao colocar a mão para fora da janela, para saber que roupa vestir, a dúvida não mais existirá. Haverá apenas uma certeza: A melhor roupa é a do amor gratuito.

(Autor Desconhecido)

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!