Resenha: Nos labirintos da moral


Título: Nos labirintos da moral
Autores: Mario Sergio Cortella e Yves de La Taille
Editora: Papirus 7 Mares
Páginas: 112
Ano Lançamento: 2007
Que época poderia ser mais propícia do que nossa realidade atual para a discussão do que é moral, do que se entende por ética? Com diferentes percursos profissionais, Mario Sergio Cortella e Yves de La Taille apresentam um debate palpitante acerca de várias questões de nosso cotidiano. Por exemplo, eles começam indagando até que ponto, quando se ouvem comentários acerca do comportamento dos jovens, queremos nos referir a um conflito moral da sociedade ou se, na verdade, não estamos querendo resolver apenas um problema de conduta. O que é honra? E que tipo de pais e professores se tornaram os jovens rebeldes dos anos 1960? Como o tema é muito rico, as reflexões desses importantes pensadores da atualidade se relacionam com diferentes realidades: é recorrente a questão da educação tanto escolar como a familiar, mas também é abordado o que ocorre no mundo do trabalho, nas relações sociais (quem é o outro: um de nós ou um estranho?). Enfim, não deixe de conhecer a maneira de ver, os argumentos e o humor refinado de autores que podem, com sua experiência e cultura, iluminar caminhos de compreensão dessa realidade complexa e diversa em que estamos imersos.
Um livro que mistura um bate papo entre amigos e momentos em que deixa o leitor com aquele ar de dúvidas, e muitos questionamentos com questões sociais em nosso meio de vida em diversas áreas.
Mario Sergio Cortella e Yves de La Taille colocam vários assuntos morais e éticos, até mesmo mostrando de uma forma clara, como nossa sociedade está vivendo em um caos absoluto.
A forma do bate papo entre os autores é bem descontraído e de uma forma fluída, ambos os autores fazem diversas citações de filósofos e psicólogos que marcaram nosso Mundo, vale uma pesquisada para conhecer esses grandes pensadores.

Recomendo esse livro para cada um de nós pararmos e refletirmos tudo que está em nosso redor, dos simples detalhes que acabam passando despercebido e que fazem muita diferença.

10 comentários:

  1. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, parece ser um livro bem necessário atualmente. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro confesso e fiquei um tanto curiosa com a forma como expôs a obra, irei colocar na lista. Quero ter minha opinião sobre ela. Parabéns pelo trabalho.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Não conhecia o autor e nem a obra, e para uma primeira impressão foi um comentário muito positivo esse seu. É notável o quanto gostou da obra. No entanto, a obra não conseguiu me fisgar, e não é um gênero que costumo ler com frequência, por isso deixo a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Que livro diferente!
    Eu ainda não conhecia essa publicação, e achei bem interessante a forma como conduz a narrativa.
    Muito interessante!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Primeiro de tudo, adorei a foto do início do Post. A gente vive uma vida tão corrida que o essencial, os detalhes, as coisas mais importantes passam despercebidas, algumas coisas realmente não valem a pena, mas outras sim. Curti bastante a dinâmica do livro, que caíra entre o bate papo e opiniões de autores. Com certeza, eu leria o livro.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!.

    Confesso que não sou muito fã de não ficção maaaas esse tema me conquista! Sou apaixonada por entender ética e gostei de conhecer por aqui!

    Anotado!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro do Cortella mas achei muito interessante, ainda mais por fazer pensar em coisas que normalmente passam despercebidos pela gente.
    Irei procurar um pouco mais sobre o livro e tentar encaixar ele na lista de leituras :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom? Não conhecia esse livro! Achei a premissa interessante, com essa forma de bate papo. Não sei se lerei tão cedo, mas anotei sua dica :D Resenha ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu gosto de livros que me fazem refletir e acredito que gostaria dessas citações. Não é o tipo de livro que procuro no momento, mas gostei da dica.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!