[Resenha] Cela Sem Portas

1/23/2017


Livro: Cela Sem Portas
Autor: Marcel Trigueiro
Páginas: 324
Ano: 2016

Sinopse: Portador de uma forma rara de esclerose, Miguel consegue mover apenas os olhos, pálpebras e parte da mão direita, o que lhe permite ter um mínimo de independência para portar-se normalmente no mundo cibernético e sair-se relativamente bem na escola. Como ontem foi dia dos professores, Miguel redigiu e sua mãe transcreveu de próprio punho uma pequena carta que pretendem entregar à professora preferida dele, numa singela homenagem, assim que ela chegar para dar aula.
Nessa mesma manhã excepcionalmente quente de primavera, pouco mais de quinze pessoas são feitas reféns por dois homens armados dentro de um ônibus próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas. Tirar as vítimas das garras daqueles sequestradores deveria ser competência exclusiva das forças policiais cariocas. Entretanto, depois que a Polícia Civil começa a agir e a imprensa monta seu aparato para que todo o país fique ciente do que está acontecendo, uma fatalidade faz com que o agente federal de Inteligência Matheus Erming entre na operação. A partir daí, a situação vai ficando cada vez mais desesperadora para todos os que acompanham o sequestro.
Para Miguel e sua mãe, que assistem a tudo na escola, o desespero e a sensação de impotência são amplificados quando se deparam com uma dura realidade e uma possibilidade talvez não tão remota. A realidade: a professora não chegará a tempo para a aula. A possibilidade: que aquela carta jamais seja lida.

A cada página lida novos personagens aparecem e estamos diante de uma corrida contra o tempo. De inicio iremos conhecer a Giulia mãe do Miguel, ele tem paralisia devido a uma rara esclerose que o impede de se movimentar, porém ele é bem inteligente e irá nos surpreender.

"Já havia aprendido que é preciso se ater ao presente, que não adianta ficar vivendo nessa dimensão paralela chama futuro ou nesse calabouço chamado passado."

A história irá se desenrolar entorno do sequestro de um ônibus, onde 15 pessoas são mantidas como reféns, e o que os sequestradores querem em troca é a soltura do Cartola, um chefão do tráfico. Dentre os reféns está a Ângela, professora do Miguel, a que ele mais gosta.

"Juarez achou aquilo tudo uma bela vitória do crime organizado. Um tapa na cara de todos aqueles que se esforçam para contê-lo, que ficam sempre enxugando gelo diariamente e se arriscando nas ruelas escuras das favelas. Ele acreditou, no entanto, trata-se de uma vitória que logo logo seria revertida."

Enquanto Cristina tenta negociar com os sequestradores, outros personagens vão surgindo para compor a história, E Miguel acompanha o desenrolar do sequestro na esperança de poder ter sua professora de volta.
Quem está por trás desse sequestro? Esse é o tipo de livro que vai e volta no tempo para que algumas questões seja respondidas e para que as histórias / personagens se encaixem.

"Amigo não vêm até você, dependendo de quem você e de como você é."

E quanto mais você lê, mais você que saber como será o fim? É um livro que me deixou apreensiva em vários momentos e que me fez querer ler mais e mais.



11 comentários

  1. Oi Su,

    O livro parece ser exatamente daqueles que mais gosto, que conseguem prender do início ao fim e te deixar com o coração na mão. Gosto dessa mistura de tempo de narração, pois nos permite uma visão ampla da obra. Vou anotar essa dica!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  2. Gente, já quero ler esse livro. A sinopse e a resenha estão incríveis.

    Beijos, Suka.

    http://alertadespoil-er.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  3. Oiee, nossa só de ler a sinopse/resenha já fiquei nervosa, não sou muito fã de suspenses e ainda mais do tema sequestro eu ficou super ansiosa para ver o desfecho seja em filmes ou livro, mas achei interessante o autor abordar o tema junto a um protagonista doente.

    bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa estou curiosa pra ler! Amei a resenha!
    beijinhos

    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha e a sinopse já deixa a curiosidade aguçada!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei a sua resenha. Tô louca para poder iniciar essa leitura

    ResponderExcluir
  7. Que legal a premissa deste livro, eu não conhecia, mas já quero ler. Adorei a sua resenha, me fez ficar super curiosa para saber o desfecho desta situação...Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  8. ooi Su amei a resenha, ainda não conhecia o livro mas fiquei bem interessada
    beijos
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gosto de livros com histórias intensas e bem contadas. E pelo visto a história parece ser assim. Parabéns pelo capricho de sempre!

    ResponderExcluir
  10. Parece ssr um livro que te prende do início ao fim. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!