LITERATURA BRASILEIRA É CONTEMPLADA COM NOVO TALENTO

3/24/2017



“O profundo sentimento dos humanos é o centro de tudo o que passo aos leitores, tentando lhes ajudar em algo”.

“Foi uma honra incomensurável participar da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, juntamente com os maiores escritores do mundo”.

“Nunca imaginei que meus poemas fossem agradar tantos leitores. Até hoje, ainda não mensurei o tamanho de tudo isto”.

Apaixonado pelo universo das letras desde a infância, o talento do Advogado Mauro Felippe vem da alma. É nela que ele se inspira para criar seus versos que conquistaram todo o País desde o lançamento do seu primeiro livro ‘NOVE’ - Poesia, Reflexões e Crônicas. A literatura brasileira foi agraciada com a descoberta do novo escritor que iniciou seus primeiros rabiscos ainda na adolescência, mas que só resolveu lançar a sua primeira publicação há dois anos. “A literatura sempre fez parte do meu convívio familiar. Fui muito incentivado pelos meus pais desde criança e até hoje. Somos de uma família que lê muito, principalmente grandes temas literários. Credito tudo isto aos meus pais que sempre trouxeram para a nossa casa este belo horizonte, juntamente com a música”, revela Felippe.

A descoberta pelo Direito e a ideia de lançar o livro ‘NOVE’ - Poesia, Reflexões e Crônicas – vieram como Felippe costuma mencionar : “num estalo”. “O interesse pela advocacia adveio de um destino iluminado arraigado com a profissão que meu saudoso pai exercera, o de Escrivão Judicial. Após anos cursando Engenharia de Alimentos, “um estalo”, inexplicável, fez-me seguir outro caminho profissional. Com dois diplomas, optei pelo de Direito. Hoje sou uma pessoa realizada, profissionalmente. Mas, confesso que muito tenho a aprender. Sou daquele tipo incansável e apaixonado pelo que faço. Há 23 anos não vejo jamais a ideia de um dia encerrar esta carreira. É a minha vida”, conta.

Já em 2014, “outro estalo” o fez pensar em lançar um livro como sendo um troféu pelos seus 21 anos de carreira na área jurídica. Mas, o livro nada teria a ver com esta ciência e, sim, à pura poesia, aquela inspirada, profunda, do fundo da alma. “Eu lancei o meu primogênito. Inesperadamente, sem qualquer ambição, este livro deu início à explosão de vendas em todos os estados brasileiros. Hoje, já com outros lançamentos no mercado nacional, vejo o que jamais sonhara virar negócio sério”, detalha.

Com um estilo próprio, o advogado e escritor coloca em seus poemas pitadas de realismo, envolvendo temas psicológicos e filosóficos. Poemas e crônicas que chegam sem hora marcada, quase que prontas em seus pensamentos para que possam refletir sobre a sociedade e a vida cotidiana. “O profundo sentimento dos humanos (virtudes ou desgraças) é o centro de tudo o que passo aos leitores, tentando lhes ajudar em algo”, explica.

Duas novas publicações e a consagração na Bienal Internacional de São Paulo

Seguindo a linha de provocar reflexões sobre a vida em sociedade e/ou solitária, Mauro Felippe lançou, simultaneamente, dois livros em 2016, o “Ócio” e o Espectros”. Conforme o escritor, os livros chegam com textos ainda mais maduros, fortes e cujos temas são atemporais. “São dois livros completamente distintos e independentes entre si. Um não é a sequência do outro. Porém, a temática e a maneira de eu pensar para com os meus semelhantes é a mesma”, comenta.

Mauro Felippe foi convidado para expor seus novos títulos em estande próprio durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, considerado o maior encontro literário do País e um dos mais importantes da Mundo. “Foi uma honra incomensurável participar da Bienal de São Paulo, juntamente com os maiores escritores do mundo. Eu, iniciante, neste mundo de letras, ao lado de muitos dos meu ídolos. Imagine um pequeno ser sair de seu pacato recanto, no Sul do mundo e, sem pretensão, estar no maior evento literário da América Latina. Sinceramente não tenho ainda palavras para descrever esta sensação. Um aprendizado sem precedentes. Um honra sem tamanho”, coloca.

Mais Bienais em 2017

E a participação do urussanguense nos maiores eventos literários do País e até internacionais não param. Para 2017, o escritor participará da monumental Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e a também a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Além disso, de acordo com Felippe, já estão em fase de amadurecimento novas surpresas internacionais e novas obras.

A grande repercussão dos textos de Mauro Felippe nunca foram sequer sonhadas ou almejadas por ele. “Exatamente no dia 09 de dezembro deste ano fez apenas dois anos que lancei o Livro “NOVE”. Lancei-o sem pretensão alguma. O mesmo caiu no gosto popular. Impossível não conter o público gentil deste País”, diz.

A aceitação e o gosto pela obra literária de Felippe impressionam e fazem surgir uma explosão de fãs e simpatizantes também nas mídias e nas redes sociais. Suas publicações já ultrapassaram mais de 100 mil curtidas nas redes sociais, em apenas dois anos. “Devo tudo isto a todos que participam direta ou indiretamente desta dádiva. Retribuo-os com meus textos e minha amizade”, destaca.

Todos os Estados brasileiros já participam das redes sociais do escritor, com vendas nas maiores livrarias do Brasil. “Nunca imaginei que meus poemas fossem agradar tantos leitores. Até hoje, ainda não mensurei o tamanho de tudo isto. Resta-me, apenas, o sincero agradecimento a todos. Prego apenas, nas minhas redes sociais e nos meus livros, tudo o que há de bom e com conteúdo aproveitável”, acrescenta.

Incentivo à leitura e apoio à entidades

Estimular as crianças à leitura. Foi com essa intenção que o escritor se propôs a colocar em prática uma publicação com a participação de alunos das escolas municipais de sua cidade natal, Urussanga-SC. O livro “Sociedade dos Poemas Vivos” é um pontapé a um projeto que está sendo levado como incentivo às crianças de todas as idades e colégios. A distribuição às bibliotecas da Região foi gratuita e novos trabalhos como este estão previstos. “A única essência deste livro é acordar as crianças para o mundo da leitura e da escrita. Sabendo ler bem, saberão escrever também muito bem. Consegui os textos com as professoras, e as crianças e seus pais somente souberam que suas obras passariam a ser imortais no dia do lançamento do livro”, conta.

Mauro Felippe também destina os recursos arrecadados com a venda de seus títulos à entidades assistenciais. “No meu primeiro livro, o “NOVE”, tem impressa uma reflexão que diz: “A caridade é anônima”. Tudo porque a caridade se faz com o coração e com a alma, e não por interesse recíproco ou de alavancar algo pretendido. Rezo que todas as entidades e pessoas consigam atingir suas metas, principalmente nas áreas da saúde e dignidade humanas. Em conseguindo, sinto-me melhor, mas em silêncio, pois obtendo isto o restante vem de carona”, conclui.

Obras do autor:
 Nove : Poesias, Reflexões e Crônicas (2014)
Ócio: Poesia e Provocações (2016)
Espectros: Poesias e Provocações (2016)
Humanos (Set./2017)

Mídias:
Instagram: @MauroFelippe_Autor
Youtube: Mauro Felippe Autor

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!