[Entrevista] Autor Guto Domingues

4/06/2017

Hoje a entrevista é com o autor Guto Domingues.


Suka: Fale um pouco sobre você:
Guto: Sou formado em música. Técnico e Licenciatura. Sou casado com a Olivia, pai da Anna Luísa, tenho um monte de violões e livros. Gosto de fast food, filmes, séries e H.Q. Adoro Star Wars e, sobretudo sou feliz.

Suka: Você sempre quis ser escritor?
Guto: Não. Nunca pensei. Apesar de sempre estar envolvido com livros e literatura. Aconteceu de forma natural, quase que por acaso.

Suka: Como surgiu a ideia de escrever o livro Conspiração Nazi?
Guto: Quando cursava música em um semestre fiz “produção de texto”. Um trabalho da faculdade ficou grande demais e virou o livro.

Suka: Já escreveu outros livros ou pretende escrever?
Guto: Terminei a continuação do Conspiração e planejo terminar os dois que seguem ano que vem e no próximo.

Suka: Quanto tempo levou para escrever esse livro?
Guto: Pouco tempo. Gastei mais tempo pensando na história. Ao todo foi um processo demorado, quase dois anos. Mais por falta de tempo que por falta de criatividade ou outra coisa. 

Suka: Quem te apoiou na sua ideia (editora, família, amigos)?
Guto: Ninguém. Ninguém soube até quando terminei os seis primeiros capítulos. Os poucos que leram, gostaram e me perguntaram como terminaria tudo. Fiz para me divertir e sair um pouco do assunto música (estudo música e trabalho com esse tema há 31 anos), como a aceitação e resultado, após esses seis capítulos foi boa, terminei e fui atrás da editora. Não que a aceitação ou a aprovação seriam um fator determinante. Teria feito de qualquer maneira. O processo é muito divertido. Faz muito bem para mim. O apoio de todos surgiu quando postei a primeira foto do livro em uma rede social.

Suka: Fale um pouquinho sobre seu livro.
Guto: Conspiração Nazi trata de um tema que todos conhecem: Nazismo. Lógico! Mas o diferencial é que falo de um evento real que aconteceu no Brasil em 1978: A prisão de um criminoso de guerra. Usa metalinguagem no livro. O Conspiração é um livro que conta a história de um escritor que escreve um livro. Uso ficção para costurar fatos reais.

Suka: Se quiser escrever mais alguma coisa que acredita ser interessante fique a vontade. 
Guto: O que posso dizer é que a vida é feita de escolhas. Não escolhi ser escritor ou músico. Foram as escolhas que fiz no decorrer da minha vida que me levaram a isso. Dessa forma escolho se vou ou não responder essa pergunta. Mas essa escolha pode trazer eventos novos em minha vida que não aconteceriam se a escolha fosse outra. Acho que no fundo o Conspiração trata disso. De como escolhas interferem em nossas vidas. E se Leandro não quisesse escrever o livro? Ou se no decorrer do processo de escrita ele escolhesse levar a história para outro caminho. Será que é tudo predeterminado? Ou as escolhas que nos levam em direção aos nossos sonhos e desejos?

Agradeço ao Guto por se disponibilizar a responder a entrevista e pela a parceria.
Não deixem de conferir a resenha de Conspiração Nazi (AQUI)

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!