[Resenha] Os 13 Porquês

5/09/2017


Título Original: Thirten Reasons Why
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 289
Ano Lançamento: 2008
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Difícil fazer uma resenha depois que já fiz uma análise da série, do qual eu gostei e muito. Agora é a vez de falar do livro em si que também tem seus méritos e não deixa nada a desejar.

Lógico que uma série/filme nunca é tão completa como no livro, vi umas pequenas diferenças, mas que nada atrapalha na leitura acaba complementando em certas partes durante a história. 

Tanto o livro, como a série aborda o suicídio de uma jovem, uma tema forte, mas atual entre os jovens, que por muitas vezes os adultos e responsáveis desconhecem. O livro é narrado pelo jovem Clay Jensen, o típico nerd do ensino médico, tudo mudou em sua vida, quando recebeu uma caixa de sapatos com diversas fitas k-7. 

Hannah Baker deixou treze fitas gravadas, dizendo os motivos de ter chegado ao extremo e optar pelo suicídio, mostrando os diversos culpados e os reais motivos que levaram para tal atitude. 

Jay Asher possui uma escrita fluída e impactante, ele mostra o forte conflito que uma pessoa está passando quando tem depressão e não poder achar nenhuma ajuda, foi o que aconteceu com Hannah.

Cada fita k-7 é direcionada para determinada pessoa, que deve ouvir todas e passa adiante, caso não faça isso, tudo será revelado para todos que quiserem ouvir. 

Sugiro que você assista à série e leio o livro, ou leia o livro e veja logo em seguida à série, fica a seu critério rs.


0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!