[Resenha] A Beleza é uma Ferida

6/12/2017


Livro: A Beleza é uma Ferida
Autor: Eka Kurniawan
Páginas: 447
Ano: 2017

Sinopse: Um romance inconfundível de Kurniawan, combinando folclore, sátira e a formação da Indonésia. A vida da prostituta mais procurada da fictícia Halimunda, Dewi Ayu, e das quatro filhas é marcada por estupros, incestos, assassinatos e fantasmas – muitas vezes vingativos. Astuta, destemida e engenhosa, Dewi levanta-se do túmulo após 21 anos para contar a própria história e desvendar alguns mistérios. Mas talvez a principal razão para o forte desejo de voltar à vida seja visitar sua quarta filha, a quem ela deu à luz antes de morrer. Seu nome é Beleza, mas foi abençoada com a feiura que Dewi tanto desejou para afastar a família da maldição da beleza. Ao contar essa história, Eka Kurniawan, o aclamado escritor indonésio, faz uma crítica mordaz ao passado conturbado da sua jovem nação: a ganância do colonialismo; a luta caótica para a independência; a ocupação japonesa; o assassinato de um milhão de “comunistas” em 1965, seguido por três décadas de governo despótico de Suharto. Combinando folclore, sátira e a formação da Indonésia, a voz inconfundível de Kurniawan – inspirada em Melville e Gogol – traz originalidade e relevância para a literatura contemporânea e oferece aos leitores o prazer na linguagem exuberante usada para descrever uma carnificina; defendendo simultaneamente a força necessária para sobreviver.

Esse é aquele tipo de livro que você se envolve com os personagens, com cada história contada e se sente angustiada por eles, pelo que eles passam.
Precisei para diversas vezes para respirar e depois voltar a leitura, pois é uma leitura intensa. 

"Seus sentimentos contraditórios de desejo e imoralidade entraram em conflito, corroendo-o por dentro, até chegar à conclusão de que só a morte poderia livrá-lo daquele sofrimento."

A história se passa em Halimunda, uma cidade fictícia da Indonésia e trará os cenários do passado conturbado dessa nação. Teremos diversos personagens e um ligado ao outro, umas das personagens é Dewi Ayu, uma bela mulher que devido as circunstâncias da vida tornou-se prostituta e a mais desejada da cidade.

"O que fazia Dewi Ayu sofrer não era a incansável trepada ensandecida que congelava seu corpo numa tranquila e misteriosa paralisia, mas os gritos e soluços das amigas."

Ela teve três belas filhas: Alamanda, Adinda e Maya Dewi; mas acabou engravidando pela quarta vez, ela tentou de tudo para abortar mas a menina queria muito vim ao mundo, então ela orou para que sua filha nascesse feia e a criança nasceu horrível, e a ela deu o nome de Beleza. Após alguns dias do nascimento da filha Dewi Ayu falece, retornando a vida após 21 anos.

"Isto porque quase todos os homens que tinham dormido com a prostituta despediram-se dela beijando ternamente buquês de jasmim que em seguida jogavam na rua à medida que seu caixão ia passando."

E é partir do seu retorno que iremos conhecer sua história, bem como a de suas filhas e dos outros personagens que fazem parte dessa narrativa.
Cenários de guerra e luta pela independência, ocupação japonesa, assassinatos de comunistas farão parte dessa história.

"O comunismo surgiu de um lindo sonho, como nunca mais haverá na face da Terra: de que não haveria mais homens preguiçosos plenamente saciados enquanto outros que trabalham duro passam fome."

E alguns mistérios serão desvendados no decorrer da leitura.

Quer adquirir o livro? Acesse (AQUI)

24 comentários

  1. Olá!
    Não conhecia a obra, mas fiquei super interessado. Essa mistura de temas me deixou muito curioso, já estou marcando na lista de leitura haha

    Abraço!
    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
  2. Oi Suka! Adoro livros com mistérios e com essa aura de suspense. Fiquei impressionada com a protagonista! Quero saber quais sao os segredos haha
    Otima resenha, linda! Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curioso, pois nunca li nada relacionado a Indonesia e a obra parece ligar fatos fictícios á fatos reais.... Bem interessante... Obrigafo pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não conhecia o livro, mas fiquei impressionada! Gosto muito de conhecer outras culturas e a ficção é uma ferramenta muito bem utilizada para tornar o contexto histórico de outras nações mais atraente. Dica anotada;)
    Bjoooo
    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece um livro interessante, e profundo... parabéns pelo post. Beijos
    amorliterarioblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi linda, tudo bem?
    Nossa pelo o que você descreveu, esse livro é bem intenso e eu gosto de ler historias que me despertem as mais variadas emoções! Certamente vou querer ler.
    Resenha excelente, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua resenha, a capa já é maravilhosa e instigante, realmente acredito que o conteúdo também nos proporcione uma boa impressão.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  8. Olá Suelane, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas seria daqueles que eu compraria antes de qualquer coisa, só pela capa. É linda demais! E gostei muito da resenha, a história parece linda. Quero muito conferir!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii Suka.
    Mon dioooo queeeee livro é esseeee????
    Eu quero para ontem. Me pareceu ser um livro maravilhoso. Daquele que vale totalmente a pena. Não só pela temática forte, mas tambem porque parece ser super be construído.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  10. Acho que seria uma leitura tensa e cheia de sentimentos, e por estas características, é um livro que com certeza me agradará. Adorei os quotes que você compartilhou, dá uma ideia ótima da escrita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Já tinha acompanhado este post no instagram e fiquei curiosa para vim aqui no Blog e conferir mais kkkk, o livro tem uma proposta muito unica e interessante...a resenha reforça muito bem isso, está ótima.

    ResponderExcluir
  12. Oii, ainda não conhecia o livro, mais posso dizer que fiquei super curiosa para lê-lo. Gosto muito dessas narrativas onde passado e presente se interlaçam. Adorei a resenha e a capa, e os quotes citados estavam maravilhosos ! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante, parece ser uma história forte, fiquei curiosa para saber sobre esse mistério que você citou, dica anotada, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?
    O livro parece ser muito interessante e tem uma temática forte e impactante. Com certeza vou colocar na listinha. Fiquei impressionada com a protagonista.

    Beijinhos!
    Http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, desde esse lançamento esse livro entrou na minha lista de leituras, e vendo a sua resenha fiquei ainda mais interessada. Parece uma história bonita, e amo essas que nos fazem sentir angústia por cada personagem. Espero gostar.

    ResponderExcluir
  16. Muita aventura, tensão e intrigas. Deve ser um livro até certo ponto tenso! Mas ao mesmo tempo, instigante. Ótima resenha! E a capa é linda.
    www.danuzaeoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Heiii, tudo bem?
    Nossa, que livro mais intenso, achei os temas tratados bem fortes e nao sei se aguento mto.
    A capa logo de cara já chama bem a atenção, esses grampos na pele ja me dão uma agonia.
    Fico receosa com esse tipo de leitura, mas foi bom conhecer por uma resenha.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Parece ser bem interessante e intenso. Não sei se é um que eu leria imediatamente, mas preciso pesquisar mais. Obrigada pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Nossa esse livro parece ser muito profundo, já quero muito ler. Adorei os quotes bem escolhidos por sinal, bjocas.

    ResponderExcluir
  20. Que história instigante!!! Parece ser maravilhosa!!! Fiquei louca pra ler!!!

    ResponderExcluir
  21. Oii! Não conhecia a obra, mas agora estou ansiosa para ler. Achei interessante e intenso os temas abordados, gosto muito de livros assim. Gostei muito da resenha, parabéns. Gostei também dos quotes escolhidos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá! Achei linda a capa e super original o título. Adoro bons dramas e esse me pareceu super pesado, com a morte repentina logo após o nascimento da menina, além da rejeição inicial com relação ao bebê. Se tem mistério envolvido, me interessa ainda mais. Vou procurar saber mais sobre o livro para adicionar à minha lista de leitura.
    Beijos!
    Karla Samira
    https://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Nossa que livro instigante!O enredo parece ser bem intenso e pesado devido ao seus temas.Fico imaginando o que motivaram ela a voltar a vida?
    Excelente resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  24. Heey, tudo bem? Eu comecei essa leitura esperando algo totalmente diferente e fui negativamente surpreendida pelo que encontrei. No começo achei interessante, mas a história toma um rumo totalmente desnecessário, e as cenas de violência (praticamente em todas as páginas) me causaram indignação. Não gostei! E a volta da Dewi que poderia dar um ar novo a história, foi totalmente ofuscado. É um livro que não irei reler.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!