[Resenha] Elizabete - A Morte do Cisne

7/12/2017


Livro: Elizabete - A Morte do Cisne
Autor: Adalberto Scardelai
Páginas: 189
Ano: 2015
Compra: E-book | Livro


Sinopse:É a história de Elizabete Drebes, a única estrangeira a se tornar a primeira bailarina do conceituado Balé de Bolshoi. Vinda de um pequeno vilarejo do litoral norte da Itália, enfrentou uma guerra sangrenta que destruiu toda a Europa, venceu o preconceito e lutou contra todos para alcançar seus objetivos. Se tornou mundialmente famosa. Apesar do sucesso, sua vida foi um desastre com casamentos falidos, alcoolismo e de idas e vindas de hospitais. É a história de luta narrada pelo editor-chefe do jornal francês Le Monde, um homem apaixonado por este amor impossível. É um drama com uma narrativa entre passado e presente de uma história que beira ao real e que poderia ser a vida de qualquer um. Elizabete - A Morte do Cisne. Um livro intenso, verdadeiro e único.

O autor inicia o livro com 3 pequenos textos que nos instigam a querer saber mais por ser tão profundo com relação ao sentimento. 
Logo em seguida o autor trás um prefácio que nos dá uma curiosidade sobre Elizabete, o que ela tem de especial? 

"A Vida é algo muito precioso para se desperdiçar por nada."

Riomaggiore, Itália. Um pequeno vilarejo, onde todo mundo se conhece, uma grande família. A história é narrada por Vittu, ele contará toda a trajetória de Elizabete desde seu nascimento, onde ele começou a amá-la. 

"Se eu morrer antes de você, não vou estranhar o céu. Ser seu amigo, já é um pedaço dele."

Os capítulos do livro são os anos, os melhores ou piores anos de Vittu e Elizabete, não teremos uma sequência eles vão e voltam o que nos dá mais um pouco de curiosidade sobre essa mulher. 
Elizabete sonhava em ser bailarina, mas não qualquer bailarina e sim do Bolshoi e o Vittu sempre ao seu lado a incentivando e não deixando ela se abater. Até que um dia ela é escolhida e embarca para longe do seu vilarejo, deixando o Vittu e toda a sua família. Alguns anos depois o Vittu é convocado para a guerra e é assim que eles irão se reencontrar. Mas o amor pelo balé é maior. 

"Elizabete sempre soube como me seduzir e me deixar bobo diante dela, apenas não o fazia frequentemente e isto me deixava confuso e louco."

Elizabete terá seus momentos de glórias e seus momentos de fracassos, talvez devidos as suas escolhas. E o Vittu nunca a abandonou sempre ao seu lado em todo e qualquer momento. 

"Sabia perfeitamente que ela tinha capacidade plena de se reabilitar integralmente e mesmo que não estivesse pronta, com certeza se superaria mais uma vez, como o tem feito por toda sua vida de bailarina."

O amor que o Vittu sente por ela é lindo e confesso que chorei bastante com essa história fiquei tão inserida e envolvida, que os personagens pareciam reais.

16 comentários

  1. Oiii!! Amo romances assim e os quotes que vc separou me deixou com mais vontade ainda de ler. Adoro romances pra chorar <3

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Achei o livro interessante. E gostei muito da tua resenha.
    obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Belíssima resenha, rica em detalhes e cativante.
    Parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma história linda, fiquei curiosa!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Me despertou vontade de ler o livro. Deve ser uma belíssima história de superação. Gratidão! Muita paz!

    ResponderExcluir
  6. Que resenha incrível! Estou curiosíssima para saber mais sobre o livro! Obrigada pela dica!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela dica.
    Penso que quando vemos a imagem de sucesso de alguém, nunca temos a noção de como foi a jornada da pessoa até aquele ponto e de se aquela imagem que vemos é real, se aquele sorriso no rosto está sempre presente ou só no momento em que está na frente de outras pessoas.
    https://refletindoweb.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. É tão bom quando nos entregamos a uma leitura assim.. deve ser realmente um otimo livro. Vou coloca-lo na minha lista. Obrigada pela dica, beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Gosto quando a história é tão envolvente que parece real.
    Adorei essa dica, e com certeza vou conferir a leitura. Uma trama que me chamou bastante a atenção.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Gente, que sinopse, que resenha. Amei os dois e fiquei com vontade de conhecer mais. Obrigada pela dica...

    bjss

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?! Que sinopse heim... O livro parece ser bem intenso mesmo. Dica anotada, viu?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiee
    Nooossa!! Amei suas impressões. Ainda não conhecia o livro mas fiquei bastante curiosa. Esses quotes são realmente lindos e esse livro já entrou pra lista de desejados.
    Ótima dica
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Não conhecia a obra e confesso nunca unha ouvido falar no autor, mas a premissa desse livro é muito boa! Seu comentário positivo sobre a obra me deixou curiosa para conhecê-la.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Suas opinião nos deixa instigada a ler o livro. Não conhecia, porém fiquei bem instigada. Adorei a foto!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Gostei muito da resenha e conhecer esse livro. Se tem balé no meio, eu já fico curiosa. Achei a premissa muito instigante e anotei sua dica. Espero me envolver bastante com essa trama também <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi

    que fofo....

    adorei a sua resenha ....e esses quotes, amei mesmo, fiquei bem curiosa para ler!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!