[Resenha] Eu & Chico

10/27/2017


Livro: Eu e Chico - Sete anos na mais fina companhia
Autora: Dirce Mello
Páginas: 241
Ano: 2017
Comprar: Físico

Sinopse: Em sua primeira obra, a autora elege um de seus ídolos como interlocutor numa conversa absolutamente fictícia. Motivada por coincidências de vida (aniversariam no mesmo dia), dá vida a um papo amistoso em que se reconhecem e às vezes se estranham, todavia mantendo o tom coloquial e humorado. Tendo na música o principal ponto de encontro entre ambos, não só resgata passagens de suas vidas, como busca entretecê-las na rica conjuntura do tempo/espaço da vida carioca e transforma-o, no decorrer de alguns anos, em seu caro amigo confidente – sensível tentativa de aproximação entre sonho e desejo, onde não faltam fantasia e prazer, como em qualquer romance idealizado.

Eu e Chico é um livro de crônicas em forma de diário (a autora datou cada texto), onde conheceremos um pouco sobre a autora (apesar de ser uma ficção, acredito que tem muito ou quase tudo dela ali), ela trás memórias e acontecimentos de sua vida num diálogo com o Chico, mas não é qualquer Chico, é o Chico Buarque, sim! Aquele cantor, compositor, intérprete e escritor famosíssimo.

"Queria ser mais imune à paixão, brincar de não me envolver. Consigo? Ficar no meu mundinho, com minhas referências, minhas verdades, e viajar na maionese? Mas sempre vai depender da imaginação, da fantasia, do nível de carência acumulada."

Os textos são recheados de humor, reflexões e música, muita música, tem trecho de música do título ao decorrer dos textos, muitas músicas que eu nem lembrava mais e foi muito bom recordar, além de possui uma escrita poética, a autora consegui brincar com as palavras em seus diálogos com seu grande amigo na maior intimidade.

"O amadurecimento faz com que já não percamos tempo fazendo de conta que somos o que achamos que os outros querem que sejamos. Saímos dessa autoimagem idealizada, somos o que somos e dizemos o que queremos."

Achei bastante interessante a ideia da autora e fiquei me perguntando será que o Chico leu esse livro?
Não sou da época dele, mas cresci ouvindo suas músicas e de vários artistas da MPB citados no livro e ADORO.

"Muita gente fala de amor e tal, mas esquece que amor precisa de tempo para ser vivido, se colocado em prática, ser construído, e até para ser desconstruído!"

Já fazia um bom tempo em que eu não escutava música e ler esse livro ao som do Chico Buarque foi uma experiência enriquecedora.
Se gosta de crônica, recomendo a leitura.

4 comentários

  1. Oi,
    Achei legal o livro apesar de confesso eu não compraria, mas deve ser interessante ler a história de alguém famoso visto de outro ponto de vista.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Suelane.
    O livro me parece bem curioso!
    Fico imaginando o porquê da autora escolher o Chico Buarque como seu interlocutor!!
    Adorei a resenha!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?

    Gostei da sua resenha, apesar de não ter me interessado muito pelo livro.

    Beijos.
    TrÊs Livrólatras
    www.treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ola lindona não conhecia o livro, adorei as crônicas serem com o Buarque bem interessante. Tai um livro que preciso ler e sair de minha zona de conforto. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!