[Resenha] Um Farol No Pampa

10/02/2017


Livro: Um Farol no Pampa
Autora: Leticia Wierzchowski
Páginas: 462
Ano: 2017
Comprar: Físico

Sinopse: Relançamento, com nova capa, do segundo livro da saga "A Casa das Sete Mulheres".Em "Um Farol no Pampa", segundo livro da saga de Leticia Wierzchowski, acompanhamos o destino de um jovem chamado Matias na esteira dos assombrosos acontecimentos que levam o Império do Brasil à Guerra do Paraguai. A história de Matias se mescla com a vida das personagens femininas de "A Casa das Sete Mulheres" e, mais uma vez, Manuela dá a sua voz para nos contar o que foi feito do Rio Grande e da sua gente depois que a Revolução Farroupilha teve seu malfadado final. E traz de volta para o leitor a companhia de personagens queridas como D. Antônia, D. Ana, Caetana, Mariana e Perpétua.

Um farol no Pampa é o segundo livro da série a Casa das Sete Mulheres. 
Após a Revolução Farroupilha, a vida das sete mulheres prosseguiu, Manuela com sua esperança de que Giuseppe fosse voltar, na sua espera infindável continuava a escrever seus cadernos.

"... de muito ficar-se entre quatro paredes, a gente ganha medo do mundo."

Suas tias, primas, primos e irmão casaram, tiveram filhos e suas cruzes para carregar e algumas perdas.
Mas apesar da história permear pela vidas dos diversos personagens, terá como enfoque a vida do filho de Mariana,o Matias Gutierrez, que teve em dona Antonia seu exemplo de vó e de força, o Matias irá apaixonar-se por Inácia, neta de Caetana, mas a vida terá seus percalços e Matias seguirá para a grande guerra, a guerra do Paraguai junto com os homens de sua família e essas mulheres se verão novamente em oração.

"É verdade que há corações que podem viver dois amores de igual intensidade, corações tão diversos deste meu, esse imprestável..."

A narrativa irá intercalar com mais enfoque entre a vida de Matias, a vida de Maria Angélica, filha mais nova de Caetana e Antonio que herdará do pai a estância do Brejo e vai até lá para conhecê-la.
É uma narrativa que nos prende, que nos insere na história como se realmente fizéssemos parte dela.

"Para isto a vida é boa, para enterrar o passado."

Iremos nos alegrar com os personagens e também chorar junto com eles. É uma escrita fascinante e que dá desfecho para muitos personagens do primeiro livro.

12 comentários

  1. Oi,
    Tudo?
    Infelizmente ainda não li o livro "A casa das sete mulheres", mas assistir a série inclusive compramos ela, e revimos e gosto muito mesmo dessa história,talvez por ser gaúcha e bem "dá um orgulho" ver coisas assim da nossa terra. Tenho o livro aqui em casa e quero ver se leio ele logo também. Não sabia desse segundo volume, mas gostei de saber e vou anotar a dica com certeza.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola lindona, preciso ler esse livro, com certeza será uma leitura gratificante ao rever personagens queridos e saber de seus destinos. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  3. Essa história é simplesmente incrível! Não sabia que estavam relançando, as capas estão lindíssimas. Meu Deus! Preciso pra ontem dessas lindezas.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra. E confesso que apesar de ser o segundo livro, não me interessei pela obra. Parece bem interessante, mas dessa vez passo a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Amei a capa do livro, simples e interessante. Não sabia que A casa das 7 mulheres tinha uma continuação e fiquei extremamente grata ao saber! Achei bem interessante a história, principalmente na parte que envolve o romance e que o mocinho tem que ir para a Guerra do Paraguai. Que bom que a história prende, faz rir e chorar junto dos personagens. Já quero ler.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que tinha uma continuação desse livro! Tô bege!!!
    Na verdade nunca li A casa das 7 mulheres mas essa história está na minha lista a um certo tempo. Mas não sabia mesmo da continuação!
    Dica mega anotada!!
    Obrigado pela resenha, porque eu JAMAIS saberia da continuação!!!

    Beijo!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Suelane
    Amei esse livro. A narrativa é muito boa, né? Choquei e chorei com a história de Matias, e o fim, que já conhecíamos, de Manuela. Muito forte!
    Que bom que também gostou da obra.

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Como eu disse no outro post sobre esse livro, eu não sabia que tinha continuação, eu nunca senti interesse em ler as obras dessa autora, e olha que contam a história do meu estado, mas infelizmente não sinto nem um pouco de curiosidade!

    BJss

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    A narrativa da autora é ótima!
    Eu li dois livros e gostei muito da forma como ela conduziu a história de forma tão poetica. Preciso ler os outros livros da autora!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi Suelane.
    O que mais gosto dessa trilogia é o forte contexto histórico no qual os personagens estão inseridos e de como isso interfere e influencia a vida delas. A partir disso, podemos ter uma visão um pouco mais focada nas pessoas e não na guerra em si.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oiii tudo bem???

    Acredita que nunca li a casa das sete mulheres. Pois é, vi esse livro e amei a capa, mas quando vi que era a continuação desanimei, pois nunca tive vontade de ler.
    Quem sabe eu não mudo de ideia.
    Mas adorei sua resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  12. Heiii, tudo bem?
    Também estou lendo essa série e me surpreendendo com esse enredo complexo que a autora criou.
    Confesso que tive certa dificuldade na leitura, mas vale a pena insistir.
    Amei demais a capa.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!