[Resenha] Um Banquete para Hitler

10/10/2018


Livro: Um Banquete para Hitler
Autor: V. S. Alexander
Páginas: 304
Ano: 2018
Comprar: Físico

Sinopse: "Eu, Magda Ritter, conheci Hitler.Eu era uma das quinze mulheres que provavam sua comida, pois o Fürher era obcecado com a possibilidade de ser envenenado pelos Aliados ou por traidores dentro de seu círculo pessoal.Ninguém, exceto meu marido, sabe o que eu fiz.Nunca falei sobre isso. Eu não podia falar… Mas os segredos que guardei por tantos anos precisam ser revelados.Às vezes, a verdade me oprime e me apavora. É como uma queda sem fim em um poço fundo e escuro. Mas, ao escrever minha história, descobri muito sobre mim mesma e sobre a humanidade. E também sobre a crueldade dos homens que fazem leis para se adequarem aos seus próprios interesses.Eu conheci Hitler… E minha história precisa ser contada.”Unindo a história e a ficção, Um Banquete Para Hitler mostra os extremos de privilégio e opressão sob a ditadura do Fürher, expondo os dilemas morais da guerra em uma história emocionante, cheia de atos de extraordinária coragem em busca de segurança, liberdade e, finalmente, vingança.
Costumo falar que livros que traz como pano de fundo a Alemanha de Hitler mexe comigo e isso é fato, seja ele baseado em fatos reais ou ficção. E eu sempre choro.
Não foi diferente com esse livro, que apesar de o autor ter feitos várias pesquisas para a construção de seu romance e trazer datas e momentos que o Führer viveu, é uma ficção.


"Lutávamos pelo bem na direção da vitória, e minha ingenuidade mascarava minha necessidade de saber a verdade."

Iremos conhecer a história de Magda Ritter, uma jovem que ao ir viver na casa dos seus tios acaba conseguindo um trabalho como uma das provadoras de Hitler, ao chegar no seu destino ela será ensinada a como identificar venenos nos alimentos e não havendo a identificação ela é obrigada a comer para que depois o próprio Hitler possa se alimentar. Um trabalho perigoso, mas um trabalho, era assim que ela via sua situação. Até conhecer Karl Weber capitão da SS, os dois irão se apaixonar, mas até isso é proibido dentro do reinado de Hitler. Assim que começa haver cumplicidade entre eles, Karl conta o que de fato acontece nos campos de concentração. Magda já não era a favor do que o Führer fazia e junto com Karl e alguns outros pensarão em possíveis formas de assassinar Hitler.


"Se o amor era uma energia, uma força, ela passou entre nós naquela noite."

Ambos passarão por momentos bem difíceis em suas vidas, mas com alguns privilégio diferentemente do povo alemão.
É uma história emocionante de se ler, de leitura fluída e instigante. Recomendo a todos que gostam de romance e história. Confesso que demorei para lê-lo, porque eu não queria descobrir o que aconteceria com os personagens, estava muito apegada a eles já e por se tratar de uma época em que a morte estava sempre presente pra mim foi uma leitura mais densa.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!