[Resenha] Filhos de Nazistas

12/28/2018


Livro: Filhos de Nazistas
Autora: Tania Crasnianski
Páginas: 238
Ano: 2018
Comprar: Físico

Sinopse: Até 1945, seus pais eram considerados heróis. Depois da derrota alemã, ficou claro que eram carrascos. Gudrun, Edda, Niklas e os outros retratados neste livro são os filhos de Himmler, Göring, Hess, Frank, Bormann, Höss, Speer e Mengele, alguns dos principais responsáveis pelo horror nazista. Crianças ou adolescentes durante a guerra, eles a viveram sob a proteção de seus pais afetuosos e poderosos. Para eles, a queda do Reich foi um verdadeiro choque de realidade. Inocentes, inconscientes dos crimes de seus pais, descobriram então toda a sua extensão. Alguns julgaram e condenaram. Outros continuaram reverenciando esses homens execrados por toda a humanidade. Filhos de nazistas retrata a ascensão e o cotidiano, ao mesmo tempo extraordinário e banal, desses altos funcionários que realizavam diariamente seu trabalho de morte – e depois conviviam com suas famílias, instaladas por vezes ao lado dos campos de concentração e extermínio – e descreve as existências singulares de seus filhos ao se tornarem adultos: a queda, a miséria, a vergonha ou o isolamento. Que laços eles mantiveram com seus pais? Como viver com um nome amaldiçoado pela História? Em que medida a responsabilidade pelos crimes é transmitida aos descendentes?



Mais uma leitura relacionada a Alemanha Nazista, que como alguns de vocês sabem é algo que pelo qual eu me interesso bastante, mas o que se passava na mente dessas pessoas que acharam que matar judeus, homossexuais e entre outros tornaria a Alemanha de raça pura? Qual o sentimento das pessoas que viveram nessa época? Qual o sentimento dos filhos daqueles que judiaram, mataram e estiveram sempre ao lado de Hitler?


"O passado é para eles uma cruz com a qual têm que viver diariamente e que é impossível ignorar."

E é isso que o livro Filhos de Nazista irá tratar, baseado numa pesquisa intensa e entrevistas a autora Tania Crasnianski neta de um ex-oficial da Força Aérea Alemã durante o período nazista, busca compreender as consequências desse passado na vida de alguns filhos da elite nazista.


"O que lhe permitiu se tornar um dos maiores criminosos de sua época foi a pura ausência de pensamento, o que não é a mesma coisa que a estupidez."

Iremos conhecer um pouco sobre a família de Himmler, Göring, Hess, Frank, Bormann, Höss, Speer e Mengele, pessoas que foram braço direito e estiveram sempre ao lado do Führer, consequentemente seus filhos tiveram acesso direto a ele, mas como crianças não compreendiam o trabalho que seus pais diziam como importante. Para alguns eles só fazia o que ser era pedido, para outros o que acontecia fora de casa não os interessava, enquanto para alguns a ausência da figura paterna em casa fez falta. E outros tiveram acesso a campos de concentração mas nada entendiam, como a família de  Rudolf Höss, comandante de Auschwitzque morava perto tinham que conviver com o cheiro de carne queimada no ar e as cinzas que cobriam seus deliciosos morangos. 


"Nada o atrai mais que os privilégios e o poder."

Gudrun, Edda, Martin e Niklas, são alguns dos filhos citados no livro, e é interessante o resgate dos pensamentos e julgamentos dessas pessoas que se tornaram importantes. Mas também, é revoltante ver que alguns desses descendentes não renegam os atos de seus pais. Ver que pessoas inocentes foram mortas por outros que acreditaram em verdades imposta por um homem mentalmente perturbado. É triste saber que ainda hoje há grupos que se reúnem para louvar esses dirigentes nazistas vistos como vitimas. 


"É preciso dizer que Norman e Niklas foram os únicos entre os irmãos Frank que aceitaram a verdade de que o pai era um criminoso."

Para quem gosta de história esse livro não deve deixar de ser lido, ele também trás indicações de outros livros que foram escritos pelos dos oficiais. 

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!