[Resenha] Fique Comigo

12/26/2018


Livro: Fique Comigo
Autora: Ayòbámi Adébáyò
Páginas: 256
Ano: 2018
Comprar: Físico


Sinopse: Yejide espera por um milagre: um filho. É o que seu marido deseja, o que sua sogra deseja, e ela já tentou de tudo para engravidar. Mas, quando seus parentes insistem que seu marido receba uma nova esposa, Yejide chega ao limite. Tendo como pano de fundo a turbulência política e social da Nigéria dos anos 1980, Fique comigo relata a fragilidade do amor matrimonial, o rompimento de uma família, o poder do luto e os laços arrebatadores da maternidade. Uma história sobre as tentativas desesperadas que fazemos para salvar a nós mesmos, e a quem amamos, do sofrimento.


Ambientado na Nigéria no ano de 1980, onde havia uma turbulência politica e social, Fique Comigo contará a história de Yejide, ela casou com Akin ainda jovem quando fazia faculdade e apesar da cultura dizer que ele poderia ter mais de uma esposa, Akin se via satisfeito e feliz com a sua única mulher, ele a amava e não queria mais nenhuma outra, para que eles se vissem completamente realizados faltava apenas que Yejide engravidasse, mas todas as suas tentativas foram frustrantes, tudo que ela mais desejava era um filho.


"Quando o fardo é pesado demais e o carregamos por muito tempo, até mesmo o amor se verga, racha, fica prestes a se despedaçar, e às vezes se despedaça de fato. Mas, mesmo quando está em mil pedaços aos nossos pés, não significa que não seja mais amor."

A família de Akin resolve se envolver na vida deles, o que era bastante comum para época e levam uma outra mulher para que ele a tome como segunda esposa e assim possa ter filhos, mesmo sem vontade, ele concorda com sua família, porém, Funmi não irá viver sob o mesmo teto que eles, até Yejide engravidar.
Apesar de toda a felicidade junto com Akin, Yejide teve uma vida triste na infância e não será muito diferente na sua vida adulta. 


"... o que seria do amor sem a verdade exagerada até o limite, sem versões melhoradas de nós mesmos que apresentamos como se fossem as únicas que existem?"

A história irá intercalar entre o passado e presente dos personagens, ora narrado por Yejide, ora narrado por Akin, o que faz com que vejamos a história pelos dois lados sem tomar partido, questões que ficam abertas, serão respondidas no decorrer da leitura, é uma história de amor que faz seus personagens tomarem decisões desesperadoras e guardarem segredos um do outro, mas até que ponto o amor entre eles é capaz de suportar tais atitudes?
É um livro curto que te prende na leitura do início ao fim, que mexe com os sentimentos, te deixa apreensivo e envolvido com a história. Até que ponto somos capazes de ir atrás da nossa felicidade?

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!