[Resenha] O Livro e A Espada

12/14/2018


Livro: O Livro e A Espada
Autor: Antoine Rouaud
Páginas: 400
Ano: 2018
Comprar: Físico


Sinopse: O general Dun-Cadal foi um dos maiores heróis do Império, mas hoje não passa de uma sombra do que foi, embriagando-se no fundo de uma taberna. Traído pelos companheiros e amargurado pelo desaparecimento de seu jovem aprendiz, Dun-Cadal não quer mais saber de política, batalhas, pessoas.É justamente ali, na taberna escura, que a jovem historiadora Viola vai encontrá-lo. Ela procura a Espada do Imperador, uma relíquia desaparecida no caos da revolução que derrubou a monarquia, teoricamente escondida por Dun-Cadal.Viola também espera descobrir quem é o assassino sem rosto que começou a agir na cidade, matando os antigos companheiros do general, que viraram as costas aos seus ideais para aderir à nova República.Graças à moça, o velho guerreiro vai vasculhar as lembranças de uma vida de glória e seus mais terríveis arrependimentos. À medida que ele conta sua história, os fantasmas do passado vêm à tona, reacendendo antigos rancores e a sede de vingança de um homem que se entregou ao caminho da fúria.
Viola uma jovem historiadora parte junto com seu amigo Rogant, um nâaga, em busca da espada do imperador que segundo algumas lendas o cavaleiro Dun-Cadal Daermon poderia tê-la escondido, mas ela irá se deparar com um velho bêbado, sem querer desistir de seu objetivo conseguirá com que ele conte, meio a contra gosto, sobre sua vida na época do império.

"Chega um dia em nossa vida, o cruzamento daquilo que fomos com aquilo que somos e aquilo que seremos. Nesse momento, ao término de tudo, é que decidimos qual será o nosso fim. Com orgulho ou vergonha da trajetória percorrida."

Dun-Cadal era um dos melhores cavaleiros e fiel ao seu imperador, conheceu um jovem que ele chamou de Rã e fez dele o melhor cavaleiro que todos já viram. Mas com a queda do império e ascensão da república, muita coisa mudou em sua vida. 

"A escolha não é sua. Isso é se dar importância demais. Está convencida de que seu destino lhe pertence, que criar os melhores momentos só depende de você. Pois saiba de uma coisa: o destino dos homens nunca passou de um murmúrio dos deuses."

O livro é dividido em duas partes, a primeira conheceremos a história através dos olhos do velho Dun-Cadal, na segunda parte, a história será contada através do olhar de Rã e ambas irá permear entre o passado e o presente.

"É a vida. Tem horas que a gente acha que consegue... e tem horas que percebe que não. A gente acha que vai embora para um lugar e, no fim, o destino nos reserva uma surpresa espantosa..."

É um livro de fantasia, cheio de batalhas com uma pitada de romance, uma história sobre vingança e redenção, que nos faz refletir sobre como o ser humano é capaz qualquer coisa pelo poder e seus desejos de superioridade. O autor consegue prender nossa atenção do início ao fim, sua escrita é empolgante, cada página lida é um suspense e nos deixa ansioso pelo desfecho que a história terá. Confesso que fiquei com um gosto de quero mais, porém, o livro tem o final que merece.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!