[Resenha] As Madonas de Leningrado

1/10/2019


Livro: As Madonas de Leningrado
Autora: Debra Dean
Páginas: 256
Ano: 2018
Comprar: Físico


Sinopse: Guerra, amor e vida se unem neste drama profundamente sensível, que visita as lembranças da Segunda Guerra Mundial de uma idosa russa, em uma emocionante homenagem à memória, ao amor e, acima de tudo, à vida.Marina foi guia turística no Museu do Hermitage nos anos 1940. Com a idade, ela não consegue mais se lembrar de eventos diários ou datas importantes-como o casamento de sua neta-, mas lembra-se de maneira vívida dos seus anos na Guerra.Em meio à doença, a mente cansada de Marina é invadida por imagens de sua juventude em uma Leningrado sitiada pelo exército nazista durante a Segunda Guerra, uma época de fome, dor e medo. A realidade se mistura com suas lembranças da guerra de forma que ela já não consegue distinguir presente e passado, indo em uma direção que pode colocar em risco sua vida.
Iremos conhecer a história de Marina que foi guia turística no museu de Hermitage nos anos de 1940 e viveu na segunda guerra mundial.



"Mas quando as pessoas partem, elas não voltam. Essa tem sido uma experiência. Isso é real."


Atualmente uma senhora com Alzheimer, sua mente trás o passado a tona e se mistura com seu presente.

"- Algumas coisas são melhores quando esquecidas."

Ela vai reviver seus momentos de dor, tristeza e amor. E isso pode colocar sua vida em risco.
É uma leitura cheia de detalhes, a autora consegue nos inseri na vida da personagem de forma que nos deixa apreensivos por ela, pela situação que ela viveu na guerra e pela que ela vive.

"Se ela se perdesse, ele poderia encontrá-la no escuro apenas pelo toque."

É uma história melancólica, cheia de perdas, mas é uma bela história, que envolve arte e trás detalhes das obras e do museu. E isso me deixou bem curiosa e com vontade de conhecer, procurando mais sobre o museu encontrei um site onde é possível fazer um tour virtual por algumas obras descritas pela personagem.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!