[Resenha] A Bruxa não vai para a fogueira nesse livro

1/15/2019


Livro: A Bruxa não vai para a fogueira nesse livro
Autora: Amanda Lovelace
Páginas: 208
Ano: 2018
Comprar: Físico

Sinopse: Aqueles que consideram “bruxa” um xingamento não poderiam estar mais enganados: bruxas são mulheres capazes de incendiar o mundo ao seu redor. Resgatando essa imagem ancestral da figura feminina naturalmente poderosa, independente e, agora, indestrutível, Amanda Lovelace aprofunda a combinação de contundência e lirismo que arrebatou leitores e marcou sua obra de estreia, "A princesa salva a si mesma neste livro", cujos poemas se dedicavam principalmente a temas como relacionamentos abusivos, crescimento pessoal e autoestima. Agora, em "A bruxa não vai para a fogueira neste livro", ela conclama a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão. Ao lado de Rupi Kaur, de "Outros jeitos de usar a boca" e "O que o sol faz com as flores", Amanda é hoje um dos grandes nomes da nova poesia que surgiu nas redes sociais e, com linguagem direta e temática contemporânea, ganhou as ruas. Seu "A bruxa não vai para a fogueira neste livro" é mais do que uma obra escrita por uma mulher, sobre mulheres e para mulheres: trata-se de uma mensagem de ser humano para ser humano – um tijolo na construção de um mundo mais justo e igualitário.
Feminismo termo que está em moda ultimamente, mas alguns não sabem seu significado, ser feminista é lutar pelo direito da mulher na sociedade. Deixemos bem claro que ser feminista não é odiar o homem. E esse é um dos principais temas dessa obra.

"Posso não sobreviver aos fósforos, mas meu fogo de vadia vai sobreviver a todos eles."

Uma leitura com uma dose de revolta, onde as mulheres cansaram de ficar caladas e chegou a hora de falar, de lutar pelo seu direito em todos os sentidos, de não sentir-se oprimida, e de se amar e apoiar umas as outras. Esses são os sentimos que a autora nos trás em formato de poesia/poemas nessa edição, dividido em quatro partes: O Julgamento, A Queima, A Tempestade de Fogo e As Cinzas.

"- o abuso não deve ser romantizado."

Iremos nos identificar em alguns momentos na escrita da Amanda Lovelace, que vem de forma intensa acordar algumas mulheres para a vida, que estão deixando ela passar despercebida, sua intenção é que a gente levante a cabeça e corra atrás do que é nosso por direito.

"- uma bruxa sabe que os espelhos às vezes mentem."

Essa obra além do feminismo trás também temas como relacionamentos abusivos, a influência do pai onde a menina é submissa e frágil, e algumas vezes o ódio pelo seu corpo, pois vivemos numa sociedade que impõe padrões do que é belo.

"- não sou sua boneca de papel, nem sua boneca inflável."

É uma obra que toda mulher deveria ler, nessa edição a diagramação está bem interativa, é um livro que lemos em poucas horas, mas que faz com que a gente reflita por longos dias.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!