[Resenha] Surpreendente


Livro: Surpreendente
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 265
Ano: 2015
Comprar: Físico

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

O título do livro já diz o que você achará desta história ao terminar de lê-la. Surpreendente conta a história do Pedro, um rapaz apaixonado pelo cinema, um dos seus sonhos é fazer com que as pessoas da comunidade que ele trabalha mudem de vida e ele acredita que indicando clássicos ele vai consegui.

"...muita gente vê tudo, mas não enxerga nada."

Além disso, Pedro tinha um cineclube que ficava no subsolo do cultural, um bar bem frequentado, porém, o cineclube tinha poucos frequentadores. Mas Pedro é um cara bem positivo e acredito que um dia irá conseguir lotar sua sessão, para ele o cinema é sinônimo de felicidade.
Pedro possui uma degeneração ocular, mas ele se denomina a aberração positiva da natureza, pois sua degeneração estacionou.

"O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo da vida. Afinal de contas, a própria vida é uma busca."

Ele é o cara mais positivo que existe e junto com o Fit, ele quer ganhar o prêmio Cacau de Ouro do cinema e juntos começam a ter algumas ideias.
Além de Fit, Pedro tem a Mayla que é gerente do bar onde ele faz as sessões do cineclube e são grandes amigos. E a Cristal, uma jovem pela qual ele irá se apaixonar. E juntos os quatro partirão numa viagem, mas ele esconde algo muito importante dos seus grandes amigos. ]

"Seria egoísmo do ser humano querer que sua visão fosse melhor que a dos outros. Ela é simplesmente diferente."

É uma linda história de amizade, fé, superação e chance, chances que a vida dá de seguirmos em frente. E nos faz refletir, quantas pessoas podemos de fato chamar de amigos? Como agir diante das dificuldades, problemas e aprendizados?
É uma bela obra que te fará chorar, trás em meio a história indicações de filmes e tem uma playlist maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!