[Resenha] As Matriarcas da Avenida

3/05/2019


Livro: As Matriarcas da Avenida
Autores: Vários
Páginas: 265
Ano: 2016
Comprar: Físico

Sinopse: “As Matriarcas da Avenida: quatro grandes escolas que revolucionaram o maior show da Terra” (Editora NovaTerra) é o quarto livro da série “Família do Carnaval”. A obra conta em 40 crônicas as histórias das escolas que serviram de base para a atual configuração do carnaval carioca: Acadêmicos do Salgueiro, Estação Primeira de Mangueira, Portela, Salgueiro e Império Serrano. Os autores são Fábio Fabato (organizador da coleção), Gustavo Gasparani, João Gustavo Melo, Luis Carlos Magalhães e Luiz Antonio Simas.O título é a continuação da série que se iniciou em 2012 com As Três Irmãs. O segundo livro, As Titias da Folia e nNo terceiro, As Primas Sapecas.Agora, com “AsMatriarcas”, a coleção volta ao começo da fase atual da festa, homenageando as escolas de samba que, a partir de 1960, se revezaram por quinze anos no alto do pódio.“Depois dos enfeites, castiçais e adereços, chegou a vez dos pés que sustentam a ‘mesa farta’ da folia”, compara o jornalista e escritor Fábio Fabato, que assina os capítulos da Mangueira ao lado do ator e diretor Gustavo Gasparani.O prefácio do livro é assinado por Rosa Magalhães, única carnavalesca que liderou apresentações das quatro bandeiras. Na capa, as escolas são representadas por desenhos inspirados em personagens importantes das agremiações. São elas a cantora e compositora Dona Ivone Lara, a porta-bandeira Vilma Nascimento (considerada o “Cisne da Passarela”), a destaque salgueirense Isabel Valença, e Dona Zica, eterna figura representativa da Verde-e-Rosa. Todas as ilustrações do livro são de autoria do carnavalesco e artista plástico Leonardo Bora.Diretor cultural da Portela, Luis Carlos Magalhães assina os capítulos da Águia de Madureira. João Gustavo Melo, diretor cultural do Salgueiro, conta as memórias da escola do coração. Já o Império Serrano apresenta seus causos na carona da inspirada caneta do historiador Luiz Antonio Simas.Preparem seus corações: vai começar o desfile das Matriarcas da avenida!


 As Matriarcas da Avenida é um livro para aqueles que gostam de carnaval e admira muito o carnaval do Rio de Janeiro e suas escolas de samba.

"SalgueiroMeu torrão amadoOnde nascie fui criado"

Nesse livro conheceremos a história da MINHA QUERIDA Estação Primeira da Mangueira, Acadêmicos do Salgueiro, Império Serrano e Portela.

"Vista assim do altoMais parece um céu no chãoSei lá...Em Mangueira a poesia feito mar se alastrouE a beleza do lugar, para se entenderTem que se achar"

O interessante é que as histórias são contadas em formato de contos e os capítulos são intercalados entre as escolar, ou seja, não teremos histórias corridas de uma mesma escola.
É um livro gostoso de se ler, ver o avanço e a forma que as escolas cresceram para chegar onde estão.

"Corri pra verPra ver quem eraChegando lá Era a Portela"

A coleção Família do Carnaval  é composta por quatro livros, sendo esse o último da coleção, existe também As Primas Sapecas do Samba, As Titias da Folia e As Três Irmãs.

"Sou Império, sou patenteSó demente é que não vêDo Samba sou expoenteAbra meu livro, pois tu sabes ler..."

É uma leitura rica em cultura que eu recomendo!


0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!