[Resenha] Circe

7/21/2019


Livro: Circe
Autora: Madeline Miller
Páginas: 367
Ano: 2019
Comprar: Físico


Nesse livro escrito pela Madeline Miller, teremos um reconto da mitologia grega, Circe, a feiticeira, filha do Deus do Sol com uma ninfa, alguém que mostra uma baixa estima, alguém que não se acha digna.

"Por baixo da face lisa e familiar das coisas, há outra que aguarda para rasgar o mundo em dois."

Tudo começa com o fato de que Circe, não era bonita, não gostavam de sua voz e era maltratada por todos que a cercava. Até ela se apaixonar por um mortal e achar que pode encontrar nele toda a atenção que ela acredita precisar. Decidida a se casar com ele, ela descobre ter poderes de encontrar plantas e criar poções, se descobre uma feiticeira. Zeus, obriga Hélio a exilá-la numa ilha por toda a eternidade.

"O nada é um vácuo, enquanto o ar é o que preenche tudo que há. É respiro e vida e espírito."

E é nesta ilha que descobriremos mais sobre a história de Circe e seu envolvimento com deuses e heróis mitológicos.
A autora consegue prender nossa atenção desde o inicio da leitura, para quem gosta de mitologia é uma boa leitura. Porém, é um livro que não trás uma noção de tempo exato e os capítulos, pouco se intercalam. 

" - Nem todos os deuses precisam ser iguais - ele disse."

E é um livro que nos faz refletir a cerca de o quanto uma infância cheia de rejeição, trás uma vida solitária e amarga. Apesar de todo potencial por trás da mulher que a Circe possa representar, existe um pouco de fraqueza e nem sempre os deuses são bonzinhos como se pensam.



Sinopse: Uma releitura corajosa e atual da trajetória de Circe, a poderosa – e incompreendida – feiticeira da Odisseia de Homero.
Na casa do grande Hélio, divindade do Sol e o mais poderoso da raça dos titãs, nasce uma menina. Circe é uma garotinha estranha: não parece ter herdado uma fração sequer do enorme poder de seu pai, muito menos da beleza estonteante de sua mãe, a ninfa Perseis. Deslocada entre deuses e seus pares, os titãs, Circe procura companhia no mundo dos homens, onde enfim descobre possuir o poder da feitiçaria, sendo capaz de transformar seus rivais em monstros e de aterrorizar os próprios deuses.
Sentindo-se ameaçado, Zeus decide bani-la a uma ilha deserta, onde Circe aprimora suas habilidades de bruxa, domando perigosas feras e cruzando caminho com as mais famosas figuras de toda a mitologia grega: o engenhoso Dédalo e Ícaro, seu filho imprudente, a sanguinária Medeia, o terrível Minotauro e, é claro, Odisseu.
E os perigos são muitos para uma mulher condenada a viver sozinha em uma ilha isolada. Para proteger o que mais ama, Circe deverá usar toda a sua força e decidir, de uma vez por todas, se pertence ao reino dos deuses ou ao dos mortais que
ela aprendeu a amar. Personagens vívidos e extremamente cativantes, aliados a uma linguagem fascinante e um suspense de tirar o fôlego, fazem de Circe um triunfo da ficção, um épico repleto de dramas familiares, intrigas palacianas, amor e perda. Acima de
tudo, é uma celebração da força indomável de uma mulher em meio a um mundo comandado pelos homens.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!