[Resenha] Querido Evan Hansen

7/17/2019


Livro: Querido Evan Hansen
Autor: Val Emmich e outros
Páginas: 328
Ano: 2019
Comprar: Físico


Evan só pensa negatividade, é um rapaz que tem vergonha/medo de falar, consequentemente não consegue se comunicar e não tem amigos. Praticamente um sociopata. Ele faz tratamento e uma das atividades de sua terapia é sempre escrever uma carta para si. 

"Uma perspectiva positiva gera uma experiência positiva."

Evan, está de volta as aulas e com o braço no gesso devido a uma queda de uma árvore enquanto esteve trabalhando nas férias. Ele acaba esbarrando em Connor, o tipo de adolescente que todos querem distância, também sem amigos. Mas num momento do primeiro dia de aula, Connor assina seu nome no gesso do Evan, mas ao ler a carta que o Evan imprimiu, ele acaba discutindo e levando-a junto. 

"... quanto mais você olha para o problema, pior ele fica."

Evan fica preocupado pois quer sua carta e tem medo que seja ridicularizado e exposto na escola, mas Connor não aparece na escola e após 48h, Evan descobre que ele está morto. E a família do Connor acredita que eles era amigos, pois encontram a carta com o corpo de Connor. 

"... como vou saber do que os outros são capazes? Não faço nem ideia do que eu sou capaz."

O livro nos faz refletir sobre a sociopatia, sobre a sensação de que ninguém se importa com você ou que ninguém te nota. A não ser que algo aconteça e olhe lá. Só por alguns momentos Connor foi uma criança que não tinha a atenção, não era ouvida. Um adolescente em que ninguém da família se importava de fato, que só queria que os outros (médicos, terapeutas e afins) dessem um jeito. 

"No fim, a única solução é se autodestruir."

O livro também levanta indagações sobre a atual conjuntura humana. Ninguém mais se importa com o real. Só vive o virtual. Connor morreu e as condolências eram virtuais e de pessoas que enquanto ele estava vivo, não estava nem aí pra ele. Os capítulos são intercalado entre o Evan e a “alma” de Connor. Segundo os espíritas quem é suicida fica vagando na terra, é mais ou menos isso que o Connor faz e ele dá a visão dele dos acontecimentos.
É um livro interessante de se ler.


Sinopse: Dos criadores do premiado musical da Broadway Dear Evan Hansen, esta é uma história emocionante sobre solidão, luto, saúde mental e amizades inesperadas. Evan Hansen sempre teve muita dificuldade de fazer amigos. Para mudar isso, decide seguir as recomendações de seu psicólogo e escrever cartas encorajadoras para si mesmo, com esperança de que seu último ano na escola seja um pouco melhor. O que não esperava era que uma das cartas fosse parar nas mãos de Connor Murphy, o aluno mais encrenqueiro da turma. Quando Connor comete suicídio e sua família encontra a carta de Evan, todos começam a pensar que os dois eram melhores amigos. Sem conseguir explicar a situação, Evan acaba refém de uma grande mentira.
Ao mesmo tempo, graças a essa (falsa) amizade, o garoto finalmente se aproxima de Zoe, a menina de seus sonhos, e passa a ser notado no colégio. No fundo, Evan sabe que não está fazendo a coisa certa, mas se está ajudando a família de Connor a superar a perda, que mal pode ter? Evan agora tem um propósito de vida. Até que a verdade ameaça vir à tona, e ele precisa enfrentar seu maior inimigo: ele mesmo.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!