[Resenha] Pátria

9/23/2019


Livro: Pátria
Autor: Fernando Aramburu
Páginas: 512
Ano: 2019
Comprar: Físico

Esse livro conta a história de duas grandes amigas separadas pela Pátria, pela ideologia que acreditavam, Bittori e Miren nasceram no mesmo povoado e iam ser feiras até que trocaram o hábito pelo casamento. 

"...para que botar o dedo na ferida?- Para tirar todo o pus que ainda tem lá dentro. Senão, não fechará nunca."

Bittori, se casou com Txato, um homem trabalhador, com mente para ser um grande empresário, eles tinha uma vida boa em comparação a vida de sua amiga Miren que casou com Josian também trabalhador mas ao invés de patrão empregado e ganhava o suficiente para viverem, sem regalias. 

"Você se esforça para dar um sentido, uma forma, uma ordem à sua vida, e no fim das contas a vida faz o que bem entende com você."

Bittori teve um casal seu filho que com as boas condições que tinham foram enviados a universidade, o rapaz se tornou médico e sua filha estudava para ser advogada, já os filhos de Miren tiveram que correr atrás de seus futuros. Arantxa se casou cedo e teve que trabalhar para manter a família quando o marido esteve desempregado, Gorka tinha o sonho de ser escritor e Joxian entra para o ETA, pois ele acredita que é o certo a fazer pelo seu povo e se torna um "eterra". Bittori terá seu marido perseguido e assassinado pelo ETA e é ai que as duas amigas deixam de se falar.

"...sempre abatia a sua presa. Bastava um rosto sorridente a metros de distância e a mosca se dirigia para a teia de aranha."

É um livro que fala sobre nacionalismo e fanatismo que divide não só o país mas divide amigos e família. Traz a radicalidade que uma ideologia prega e até que pontos as pessoas perdem a humanidade para seguir algo que acreditam ser o certo, traz a vida de cada personagens, mães que são capazes de fazer tudo pelos seus filhos, amigos que eram apaixonados e nunca se declaram, traz também a questão da sexualidade e de como a família irá agir, traz ódio e amor. Pátria, vai te fazer sorrir, chorar e ter raiva. 
Sinopse: Bittori e Miren foram unha e carne, nasceram e cresceram no mesmo povoado do País Basco. Quando jovens, planejaram ser freiras, mas aí o destino colocou Txato e Josian em seu caminho e elas trocaram o hábito por alianças. Já não eram duas amigas, mas sim duas famílias amigas, que viram os filhos crescer e se apoiaram na alegria e na tristeza. Até o dia em que o ETA as separa. Bittori deixará a vila quando seu marido for assassinado pelo grupo terrorista; Miren se transformará numa militante-mãe fervorosa quando o filho Joxe Mari se torna um "etarra".Pátria é sobre o nacionalismo e o fanatismo que dividiram um país, mas é também uma história sobre as relações humanas, e por isso, é uma obra universal. Estão lá as mães devotadas, as picuinhas familiares, os percalços da amizade e do amor, as discordâncias ideológicas e morais. Assim como na vida, há nesse livro espaço para o drama e para o humor, para o ódio e para o afeto.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!