[RESENHA] Aparecida

10/09/2016


Título: Aparecida
Autor: Rodrigo Alvarez
Editora: Globo Livros
Páginas: 238

Ano Lançamento: 2014

Aparecida – A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil é o livro mais completo sobre o maior símbolo da fé católica brasileira. Fruto de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior pelo jornalista Rodrigo Alvarez, correspondente da TV Globo em Jerusalém, traz três séculos de história sobre a padroeira do país. Narra, por exemplo, a noite em 1978 em que um homem atormentado invadiu a basílica de Nossa Senhora Aparecida e destruiu a imagem da santa – atentado que se desdobrou em uma sequência de acontecimentos cheios de mistérios, como numa trama cinematográfica. Este é apenas um dos eventos que cercam Aparecida e, à medida que se desenrolam, vão se confundindo com a própria História do país.
Análise:


Independente de qualquer religião, esse livro é muito rico em fatos histórico que conta tudo sobre o maior símbolo da fé para todos os brasileiros. 

Rodrigo Alvarez buscou apresentar todos os fatos históricos ocorridos em torna da santa, mostrando o dia em que os humildes pescadores encontraram à imagem no rio, toda suja de lodo e barro, logo em seguida esses mesmos pescadores encontraram uma parte importante da Santa, sua cabeça, que logo em seguida foi unida ao seu corpo frágil.

O autor fez um livro com uma linguagem jornalística, apresentando os fatos que marcaram o Brasil, uma leitura que flui naturalmente e leva ao leitor para olhar como era o Brasil séculos atrás. 

Um dos pontos que destaco na obra, é o autor ter se preocupado em narrar os fatos que de certa forma tinham uma ligação direta e indiretamente com a santa padroeira do Brasil.

Uma leitura agradável que vai passar uma boa visão da fé da maioria dos brasileiros.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!