[Resenha] Os Sonhadores

8/12/2020

Livro: Os Sonhadores
Autora: Karen Thompson Walker
Editora: Alfaguara
Páginas: 331
Ano: 2020


Santa Lora, um pequena cidade onde todos vivem bem, com suas vidas normais, de trabalho, estudos e diversão, até que uma menina ao chegar de uma festa no dormitório da universidade, dorme  e não acorda mais, é levada ao hospital, mas falece.

"Em alguns tipos de rachaduras, a especulação é a única coisa que cria raízes."

A garota que divide o quarto com ela a poucas semanas sente-se triste mas continua sua vida, até que outro caso surge no mesmo dormitório, um rapaz dormiu e não acordou, foi levado ao hospital, uma psiquiatra é chamada para cuidar do caso, ninguém sabe o que está acontecendo, o rapaz acordou, atordoado, e não consegue entender o que aconteceu, de repente ele se joga da janela.

"Um sintoma de delírio, ele se recorda, é a incapacidade de distinguir entre realidade e sonho."

Outros casos começam a aparecer, as pessoas começam a ser internadas, não há vagas suficiente. Os moradores da cidade tem medo de dormir e não acordar.
O surto se alastra e a cidade é posta em quarentena até que descubra o que está causando isso, ninguém entra e ninguém sai.

"Nem tudo que se quebra pode ser consertado."

Os que dormem parecem está sonhando, mas o que será que eles sonham? Cada capítulo é um personagem e algo que aconteceu ou está acontecendo a ele, há momentos que você se indaga se aquilo é o que está acontecendo ou é um dos sonhos dos pacientes. 

"Pensem nisso, dizem as teorias: você acredita mesmo que um vírus totalmente novo poderia aparecer no país mais poderoso do planeta sem que os cientistas soubessem bem o que é? É bem provável que eles o tenham criado."

Esse livro me prendeu de uma forma que eu não imaginava, quanto mais lia mais queria saber o que ia acontecer, acho que é por conta do momento em que estamos vivendo, mas a leitura foi instigante e fluída, mas não vá pensando que você terá respostas sobre como surgiu a doença, curas e tudo mais, é mais um livro com reflexões filosóficas e metafóricas, que vale a pena ser lido.


Sinopse: Uma pacta cidade nos Estados Unidos é transformada por uma misteriosa doença. Seus habitantes caem aos poucos em um sono profundo, perpétuo, e os que continuam despertos precisam aprender a seguir com a vida e a sobreviver - sem saber se irão acordar no dia seguinte. É um romance impactante, da autora do best-seller "A idade dos milagres".

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!