[Resenha] Terra Sonâmbula

8/09/2016


Livro: Terra Sonâmbula
Autora: Mia Couto
Páginas: 208
Ano: 2016

Terra Sonâmbula não é apenas um livro, e sim uma obra fantástica de contar incríveis histórias, recheado de fantasias que permeiam a mente do leitor. O livro tem como plano de fundo Moçambique pós-independência, devastada pela guerra civil que ceifou milhares de inocentes. 

Mia Couto tem um refinamento incrível através das palavras, ele consegue criar toda uma história repleta de fantasia, com uma singularidade poética do qual o autor nos apresenta aos personagens principais. 

A obra nos apresenta o velho Tuahir e o menino Muidinga, ambos estão fugindo dos conflitos que estão devastando várias regiões, alguns rebeldes passam por diversas localidades para tacar o terror. 

Tudo muda, quando os dois encontram um ônibus abandonado e o jovem Muidinga encontra uma mala repleta de cadernos, e logo em seguida descobre que são vários diários. 

O dono da mala é um homem chamado Kindzu, um fugitivo das garras dos conflitos que estão assolando Moçambique, cada diário mostra a sua luta pela sobrevivência, tanto na vida como nos amores. São relatos intensos, vívidos e marcantes. 

Terra Sonâmbula é dividida entre capítulos dos personagens Tuahir e Muidinga e logo em seguida os capítulos do diário de Kindzu.

7 comentários

  1. Oie

    Mia Couto é um dos meus autores favoritos, suas obras sempre me encantam.
    Esse foi um dos primeiros livros que li.
    O que mais gosto no Mia é a linguagem poética e bastante regionalista, é como se conhecêssemos toda cultura local.
    Excelente resenha!

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade de conhecer a escrita dele.
    Eu confesso que esse livro não me enche os olhos, mas achei a ambientação da obra interessante e gostei de saber que ela é escrita dividindo os capítulos dos personagens e os do diário.
    Fico feliz que tenha tido uma experiência positiva com a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Moçambique como cenário é bem legal e acho que é algo diferente já que nunca li algo com este cenário. E não é um livro longo, isto que é bom!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou curiosíssima para ler algo do escritor Mia Couto, esse livro do seu post em especial parece ter uma história bem interessante, talvez comece por ele.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Primeiro de tudo que capa linda desse livro.
    Eu não conhecia a obra e para falar a verdade, mesmo a história me parecendo ser bem interessante ela não chamou muito a minha atenção por não ser o meu estilo literário preferido. :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Desconhecia a obra, mas gostei de saber mais detalhes sobre ela.
    Parece ser uma leitura bem interessante em um cenário deslumbrante como Moçambique.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi. Não conhecia essa obra, mas já ouvi falar muito do autor. Parece ser bem interessante o enredo do livro, vou anotar aqui e ler em algum momento.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!