XIX Bienal Internacional do Livro do Rio

9/11/2019


Galerinha, vim falar um pouco sobre minha experiência na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, essa foi a primeira vez que participei, são três pavilhões, além do pavilhão das artes e a praça de alimentação, uma mega estrutura, cheio de atividades, com presença de autores nacionais e internacionais.



Ir a bienal do Rio para alguns é como um marco, mas assim como é a vida nem tudo são flores. Esse ano foi marcante, o prefeito da cidade resolveu censurar uma HQ dos Vingadores, sim ele decidiu recolher os exemplares e que os livros com conteúdos que para ele é impróprio, deveria ser sinalizado, vale ressaltar que ele fez isso apenas com os livros de temática LGBTQ+, por puro preconceito. Só que ele não contava que:

  • Os exemplares da HQ fossem TODOS vendidos em aproximadamente 40 minutos;
  • Felipe Neto comprasse 14 mil exemplares e distribuísse gratuitamente (Exemplo: Com amor, Simon, E se fosse a gente? Leah fora de sintonia, Boy erased, entre outros);
Claro que houve todo aquele processo de entra na justiça, manda recolher, cai liminar, depois entra de novo com o processo, aparecem fiscais a paisana, infelizmente armados, pois é! Pasmem, fiscais armados num local cheio de crianças... Sei que no final das contas, não fomos calados, houve manifestação dentro da Bienal. Que vocês podem ver no vídeo.


Além de disso a Bienal tem suas vantagens, traz pra sua vida pessoas maravilhosas, pude conhecer pessoalmente várias pessoas maravilhosas que não citarei nomes, pois poderei esquecer de alguns, autores nacionais que acabam se tornam teu amigo. Pude conhecer autores como Thalita Rebouças, C. J. Tudor, Mark Manson, Rachael Lippincott. Revi o Gustavo Ávila, a Ana Beatriz Brandão, entre outros. Pessoas maravilhosas que te dão atenção.


Tinham estandes com preços bons e livros bons, pasmem tinha Animais Fantásticos capa dura por 10 reais, além HQ com 50% de desconto e outros livros maravilhosos com preços bem acessíveis. O último dia tinha muitas editoras que baixaram o preço. 


Mas tem também pessoas insuportáveis da área literária que se acham as estrelas, ig's literários, que se acham a última coca-cola do deserto (caso você goste de coca-cola), mas come, defeca e dorme como você. Pra esses tipos de pessoas só tenho a dizer que melhorem! Vocês são influenciadores, têm pessoas que se espelham em vocês, sejam mais simpáticos de verdade e menos sorrisos falsos.

É isso gente! A próxima Bienal no Rio de Janeiro tem data prevista para 3 a 12 de setembro de 2021.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!